...

   Notícias


27/05/2019

   Projeto Vizinhos do Parque - Mobilização com as Comunidades


As semanas dos dias 13 e 20 de maio foram marcadas pelas intensas mobilizações junto aos moradores das comunidades pertencentes a zona de amortecimento e entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann. As ações estão compreendidas no escopo do projeto aprovado pela Ecopef junto ao edital 01/2018 da Procuradoria Pública Federal, município de Concórdia, titulado de Vizinho do Parque Fritz Plaumann: Sensibilização e Proteção Ambiental, cujo o mesmo possui seus objetivos voltados à mobilização social e a instalação de estruturas de sinalização e proteção para a unidade de conservação.

O Projeto teve início em janeiro deste ano e consiste em diferentes etapas, sendo a etapa inicial compreendida na compilação, tipificação e espacialização de informações do Parque como registros de crimes ambientais evidenciados pelo monitoramento realizado e a elaboração e impressão de informativo. Já nas etapas seguintes do Projeto, a mobilização de moradores do entorno através de reuniões e visitas, bem como a instalação de equipamentos de sinalização e proteção para o Parque (boias náuticas, placas e cancelas) serão as práticas desempenhadas.

Para o mês de junho estão agendadas as cinco reuniões a serem realizadas com os moradores e comunidades rurais do entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann, sendo no dia 17, no período matutino na comunidade de Sede Brum para alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, e para  moradores e parceiros no período vespertino. No dia 18, período vespertino na comunidade de Porto Brum. No dia 19, período matutino no Distrito de Presidente Kennedy, para alunos da Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wetengel e período vespertino para moradores e parceiros, envolvendo a Comunidade de Linha Laudelino.  

As ações de integração com as comunidades do entorno e os espaços de participação pública ofertados através das diferentes inciativas, são momentos fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento das relações, os quais refletem diretamente na mitigação dos conflitos e na consequente melhoria da relação da gestão do Parque com a zona de amortecimento, favorecendo a real conservação dos atributos naturais da unidade de conservação e da cultura das comunidades locais.



Comentários