...

   Notícias


18/07/2019

   Ações e melhorias na Trilha do Mirante do Parque


O Parque Estadual Fritz Plaumann contempla quatro trilhas interpretativas, são elas: Lajeado Cruzeiro, Marrequinhas, Mirante e Canafístula. Com a constante utilização das estruturas presentes nas trilhas e exposição às intempéries do tempo, desde o ano de 2008 a Ecopef desenvolve em parceria com o IMA o monitoramento e manutenções das condições biofísicas das trilhas.

Os monitoramentos e manutenções são realizados mensalmente e tem como objetivo principal garantir a segurança e satisfação do público visitante, por meio da prevenção e manutenção das estruturas físicas (decks, placas, pontes, drenagens) e das condições naturais presentes nas trilhas (piso, taludes, vegetação).

Aproveitando para atender à solicitação de visitantes, os registros no monitoramento, e o controle de espécies exóticas invasoras existentes no interior da unidade de conservação, técnicos da Ecopef em anuência com o IMA, realizaram o controle de goiabeiras (Psidium guajava) próximas à estrutura do Mirante, as quais estavam atrapalhando a contemplação e visualização de áreas do Parque, como a ilha, reservatório da UHE Itá, rios Uruguai e Queimados entre outros locais.

Destaca-se que a goiabeira é uma espécie,  originária da América tropical, ocorrendo naturalmente no norte do Brasil, Colômbia, Equador e sul do México, considerada uma espécie exótica invasora no sul do Brasil, invadindo áreas em diferentes graus de perturbação, formando densas touceiras. Goiabeiras em formações dominantes sombreiam espécies nativas, ameaçando a sobrevivência destas.

Venha visitar os atrativos contidos nas trilhas do Parque!  Aberto de quarta a domingo, à visitação é gratuita, e conta com o atendimento e acompanhamento de monitores. Recomenda-se o agendamento para os grupos com interesse educacional e para grupos maiores de 10 pessoas. Informações pelo telefone (49) 9 8839-1493 ou pelo e-mail: contato@parquefritzplaumann.org.br, confira no site na aba contato os horários de atendimento e demais informações. 



Comentários