...

   Notícias


20/07/2019

   Nove anos de execução do Programa Adote um Monitor Ambiental


A Unimed – Concórdia, desde o ano de 2011, através de sua responsabilidade social vem cumprindo importante papel em parceria com a Ecopef e IMA, através do Programa Adote um Monitor Ambiental, envolvendo-se em diversos eventos e ações realizados dentro e fora do Parque Estadual Fritz Plaumann.

O programa “Adote um Monitor Ambiental”, teve seu início em fevereiro de 2011 e encontra-se atualmente no nono ano consecutivo de execução, sendo coordenado pela Equipe Cogestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (ECOPEF) em parceria com a Unimed Concórdia sob anuência do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA.

Este projeto tem como principal objetivo a capacitação e inserção de acadêmicos, fortalecendo seu desenvolvimento profissional no mercado de trabalho. As atividades desenvolvidas no Adote um Monitor Ambiental, compreendem principalmente a educação e interpretação ambiental para grupos que visitam a Unidade de Conservação, além do acompanhamento de pesquisas científicas, monitoramento da qualidade da água, capacitação em cursos e participação em feiras e eventos e demais projetos realizados em prol a conservação da floresta do rio Uruguai, formação florestal mais ameaçada no estado de Santa Catarina e no Bioma Mata Atlântica.  

Nestes nove anos o Projeto Adote um Monitor Ambiental, contribuiu com a passagem de quinze acadêmicos de cursos diferenciados, entre eles: Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Gestão Ambiental e Educação Física. Procedentes da Universidade do Contestado – UnC campus Concórdia, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC campus Joaçaba, Faculdade Concórdia - FACC, IFC – Campus Concórdia e CEMAP UNOPAR.

As ações do programa e a efetividade da parceria firmada entre as instituições, Unimed Concórdia, Ecopef e IMA contribuem com a sustentabilidade dos trabalhos de gestão da Unidade de Conservação, no fortalecimento da imagem institucional, frente a responsabilidade social e na profissionalização e inserção de acadêmicos no mercado de trabalho.



Comentários