...

   Notícias


03/09/2019

   Visita Técnica dos Guias Mirins no entorno do Parque


Dando continuidade às atividades do programa Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann, na manhã do dia 02 de Setembro, técnicos da Ecopef e do IMA, alunos do 5º ao 9º ano, professores e direção da Escola Francisco Bagatini, realizaram visita técnica de reconhecimento às comunidades e propriedades rurais situadas no entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann.

O roteiro da visita contemplou pontos estratégicos do entorno do parque, que teve como principal objetivo apresentar aos alunos, as características da zona de amortecimento, a partir das comunidades rurais de Sede Brum, Porto  Brum, Linha Laudelino e a visita em empreendimentos de agronegócio localizados no trajeto.

A ação foi realizada no período matutino com início a partir da escola, localizada em Sede Brum com transporte coletivo à comunidade de Linha Laudelino, aonde puderam conhecer detalhes da história da comunidade e entender a importância da conservação do Parque e a sua área de ilha. Posteriormente o grupo retornou a comunidade de Sede Brum e visitou a Agroindústria Familiar D’ale da Família Macagnan  e onde estiveram presentes também os proprietários da Padaria Rural Dal Vesco, e Ervateira Gheno, e representantes da empresa Engie Brasil Energia, na oportunidade os alunos foram atendidos pelos proprietários recebendo informações histórica da comunidade além de entender como os empreendimentos se formaram na comunidade, após um lanche servido no local, receberam um kit com amostras dos produtos comercializados pelos empreendedores locais.

 Por fim foi percorrido trajeto até a comunidade de Porto Brum, com parada para observação da balsa de travessia no rio Uruguai (reservatório da UHE Itá) entre os municípios de Concórdia/SC e Mariano Moro/RS e a área do Parque, para posterior retorno a Escola e encerrando da visita técnica.

 O Projeto Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann, ainda contemplara em suas ações a capacitação teórica e prática de alunos para atuarem como guias mirins no  Aniversário de Visitação do Parque e a Viagem de Estudos ao Parque Estadual de Vila Velha no Paraná.

 As ações e atividades desenvolvidas no Programa Guias Mirins, edição de 2019, compreendem a execução pela Ecopef, anuência e parceria do IMA, com recursos captados através de dedução fiscal pela empresa ENGIE BRASIL ENERGIA, por meio do Fundo Municipal para Criança e  Adolescente – FIA. .



Comentários