...

   Notícias


20/10/2019

   Acadêmicos de Engenharia Florestal e Agronomia da UFSC de Curitibanos visitam o Parque


No dia 19 de outubro acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos visitaram o Parque Estadual Fritz Plaumann em período integral, foram recepcionados pelos técnicos da Ecopef.

Os acadêmicos tiveram oportunidade durante a visita, de conhecer diferentes atrativos contidos na Unidade de Conservação dentre eles Sala de Exposição, Trilha do Lajeado Cruzeiro e Trilha do Mirante recebendo informações relacionadas às práticas de conservação ambiental. O roteiro proporcionou aos estudantes conhecerem aspectos relacionados ao uso do solo, sucessão ecológica, vegetação, a problemática da presença das espécies exóticas invasoras em áreas naturais, além do histórico de criação da Unidade de Conservação (UC) e sua importância para as comunidades rurais inseridas em seu entorno.

Além dos atrativos para finalizar a visita ao Parque os graduandos participaram de uma palestra referente a Gestão da Unidade e projetos e pesquisas realizados no Parque. Para o encerramento das atividades, o grupo deslocou-se até uma propriedade rural do entorno do Parque, onde os agricultores serviram um café colonial (sob agendamento) com alimentos típicos da região.

As visitas técnicas são de grande importância para o Parque Estadual Fritz Plaumann e para os acadêmicos, pois resultam em maior conhecimento prático aos estudantes, proporcionam o contato com a natureza, auxiliam na divulgação e fortalecimento de parcerias entre IMA, Ecopef e instituições de ensino, além de colaborar com conservação deste importante remanescente da Floresta Estacional Decidual.



Comentários