...

   Notícias


30/10/2019

   Programa Guias Mirins do Parque contempla Viagem de Estudos


Nos dias 28 e 29 de outubro, em continuidade às atividades do Programa Guias Mirins, ocorreu a Viagem de Estudos dos Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann, projeto coordenado pela Ecopef - Equipe Cogestora do Parque Estadual Fritz Plaumann, sob anuência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina -IMA, em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, com recursos financeiros deduzidos através da lei de incentivo a criança e adolescente por meio da empresa ENGIE BRASIL ENERGIA.

Com os objetivos voltados a sensibilização ambiental através da realização de viagens de estudos, a iniciativa contemplou alunos do 6º ao 9º ano, filhos de agricultores familiares residentes na zona de amortecimento do Parque, unidade de conservação, localizada no município de Concórdia/SC.

A viagem de estudos buscou valorizar atrativos de cunho social, cultural e ambiental no município de Ponta Grossa – PR. Nos dois dias de programação, os guias mirins conheceram o Parque Estadual Vila Velha, criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de três mil hectares. A responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). 

Durante a visita, os guias tiveram a oportunidade de conhecer algumas atrações da Unidade, os arenitos, formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras e as Furnas, que se caracterizam por grandes poços de desabamento com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo).

Em continuidade, visitaram o Museu de Arqueologia, inaugurado em 2001, resultado de 25 anos de dedicação do arqueólogo e egiptólogo Prof. Ms. Moacir Elias Santos. Na visita os alunos receberam informações sobre a cultura Egípcia, América Pré-Colombiana, Pré-História e Etnologia Brasileira.

A viagem de estudos dos guias mirins, cumpriu com mais uma etapa do Programa e com a formação e sensibilização dos alunos, quanto a explanação e atuação de condutores e guias, bem como a visita à outra unidade de conservação e sua dinâmica de atuação. 



Comentários