...

   Notícias


21/02/2020

   Visitação no Parque no Final de Semana de Carnaval


O Parque Estadual Fritz Plaumann, unidade de conservação de proteção integral, localizado no município de Concórdia, às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai e rio dos Queimados, protege remanescentes da floresta Estacional Decidual, uma das formações vegetais mais ameaçadas no Estado e no Bioma Mata Atlântica.

O Parque está aberto para visitação desde novembro de 2007 e possui um centro de visitantes com sala de exposições e auditório, conta com mais de seis quilômetros em trilhas, acompanhadas por monitores e distribuídas em diferentes áreas da unidade de conservação, nominadas de Trilha do Lajeado Cruzeiro, do Mirante e da Canafístula.       

Durante o feriado de carnaval, o centro de visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann, por meio da parceria entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA e a Ecopef, estará atendendo em horário normal, no sábado das 09h às 17h e no domingo das 13h às 18h.

Confira a seguir as opções e informações das Trilhas do Parque:

Triha do Lajeado Cruzeiro

Extensão: 1.460m Acessibilidade: Boa Grau de dificuldade: Leve

Indicada para todos os públicos, possui boa acessibilidade, dispõe de diversos atrativos como deck para contemplação, pontilhões sobre o Lajeado Cruzeiro, ponte pênsil de 17 metros de altura e eventual observação de fauna.

Trilha do Mirante

Extensão: 2.440m (ida e volta) Acessibilidade: Limitada Grau de dificuldade: Moderado

A Trilha do Mirante leva o visitante até um dos pontos mais altos do Parque, permitindo a observação da Ilha do Parque e também do rio Uruguai (Reservatório da UHE Itá), proporcionando um belo visual com eventual observação de fauna.

Trilha da Canafístula

Extensão: 2160m Acessibilidade: Restrita Grau de dificuldade: Moderada a difícil

Esta é a trilha com acesso mais restrito e exige um pouco mais do visitante, pois é em mata mais fechada, permitindo o contato próximo com o ambiente mais íntegro da unidade de conservação, avistando árvores centenárias e imponentes, como cedro, erva-mate, canela sassafrás e a própria canafístula que dá nome à trilha. 

A Trilha da Canafístula é realizada somente com o acompanhamento de guia e deve ser agendada por telefone ou email. 



Comentários