...

   Notícias


28/02/2020

   Paineira-rosa no Parque Estadual Fritz Plaumann


A Paineira-rosa (Ceiba speciosa) é uma árvore de grande porte, com altura de 15 a 30 m e chama atenção por sua beleza.

Paineiras da família botânica Malvaceae, e essa abrangendo mais de 90 gêneros e 700 espécies, dentre elas o cacau, chichá, hibisco, malvavisco, monguba , baobá africano e muitas outras árvores e plantas conhecidas por nós, e possui as variedades de flores branca e rosa.

Uma de suas características marcantes é seu tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e piramidais principalmente em árvores jovens, que vai perdendo esses acúleos com o passar dos anos.

A paineira normalmente começa a florir e perder suas folhas a partir de dezembro, sendo então uma planta caducifólia, ou seja, perde todas as suas folhas em um determinado período todo ano, geralmente ficando completamente sem folhas em abril e maio, quando começa a abrir seus frutos e dispersar suas sementes.

Os seus frutos são uma cápsula fibrosa de 15 a 20 cm de sendo verde quando imaturos e torando-se escuros conforme amadurecem e assim inicia a abertura do fruto com a exposição da paina (material sedoso, branco, lembrando ao algodão) que envolve as sementes.

A paina não tem comprimento fibroso suficiente para produzir tecido, mas é muito útil para enchimentos de colchões, travesseiros, brinquedos e, até mesmo, coletes salva-vidas, já que não absorve água e flutua. Foi também muito utilizada no passado, para enchimento de boias de embarcações.

A imagem da Paineira contida na matéria foi registrada no centro de visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann e é um dos atrativos do Parque seja para os visitantes como para a fauna local.



Comentários