...

   Notícias


02/07/2020

   Mudas Nativas do Horto Botânico da UHE Itá


No mês de junho, técnicos da ECOPEF em parceria com o Instituto do Meio Ambiente – IMA e o Consórcio Itá, através do Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá, receberam mudas de espécies arbóreas nativas, dentre estas, exemplares de Angico-vermelho (Parapitadenia rigida), Açoita-cavalo (Luehea divaricata), Araticum (Rollinia silvatica), Pitangueira (Eugenia uniflora), e diversas outras.

A cedência das mudas é fruto de um termo de parceria firmado entre o Consórcio Itá e o IMA para os anos de 2018 a 2020, englobando cerca de oito mil mudas de espécies nativas provindas do Horto Botânico, com a finalidade de reposição florestal, tanto em ações de recuperação de áreas degradadas no Parque Estadual Fritz Plaumann e seu entorno, contribuindo diretamente com ações ligadas ao Programa de Restauração e Conservação dos Cursos d’água do Lajeado Cruzeiro e também em ações de replantio em áreas internas ao Parque, ligada ao projeto de Reposição Florestal (AUC nº458/2013  FATMA VEG/67757/CRP), referente a revitalização da rodovia SC 355.

O Horto Botânico pertence ao Consórcio Itá e está localizado na Comunidade da Linha Fátima, no município de Itá(SC), distante 2 km da cidade. Sua área possuí 2,25 hectares, divididos em viveiros, sementeiras, estufas, trilha, escritório e local para visitação.

A implantação do Horto ocorreu em 1986 e foi dividida em três fases, a primeira fase contemplou a produção de mudas para a arborização da cidade nova de Itá, já em segundo momento as ações deram-se com o intuito de manutenção das instalações dos alojamentos e arborização das sedes dos núcleos relocados, por último a terceira e atual fase contempla a recuperação de áreas degradadas e à implantação da faixa de vegetação ciliar ao longo do reservatório formado pela Usina Hidrelétrica Itá (UHE Itá) e também demais afluentes e tributários pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

O Horto possui um inventário com cerca de 111 espécies de árvores nativas da região do Alto Uruguai, todas georreferenciadas, com rigor em métodos de coleta de sementes garantindo uma boa variabilidade genética, ainda com excelentes técnicas de produção e trabalho prestado por seus colaboradores, resulta em mudas de alto padrão de qualidade. Durante um ano são produzidas cerca de cem mil mudas, estas por sua vez, utilizadas em programas de restauração e em ações de parceria com os 11 municípios lindeiros ao reservatório da UHE Itá, sendo eles no estado catarinense: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Itá, Peritiba e Piratuba, e no Rio Grande do Sul: Aratiba, Marcelino Ramos, Mariano Moro e Severiano de Almeida.

Por fim, ainda diz respeito ao Horto a Trilha do Serelepe, que conta com visitação de público variado, este além de conhecer as espécies relativas a esta conformação florestal, também inclusa na visitação a própria estrutura de produção das espécies contida no Horto. Saiba mais em: http://www.consorcioita.com.br/horto/.



Comentários