...

   Notícias


17/07/2020

   Dia de Proteção às Florestas


A data 17 de julho é marcada no Brasil como o Dia de Proteção às Florestas e vem para atentar a sociedade sobre as crescentes ameaças frente a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, estes que são os ecossistemas mais biodiversos do planeta e possuem mais da metade de sua extensão inserida em território nacional.

            O Dia de Proteção às Florestas é marcado por eventos ligados a questões ambientais, como palestras de educação ambiental, mutirões de limpeza e plantio de mudas em áreas degradadas entro outras. Dadas as atuais circunstâncias que impossibilitam a realização de tais eventos, mais que necessário que cada entidades, organizações sociais, empresa e cidadãos em âmbito individual, se posicionem, busquem promover ações e realizar avanços nos moldes cabíveis.

            A importância da preservação de nossas florestas é inquestionável, afinal é daí que retiramos recursos imprescindíveis para nossa vida cotidiana, o maior exemplo disso é a água, mas este é somente um de inúmeros outros, à exemplo das propriedades fitoquímicas medicinais e cosméticas, plantas alimentícias, madeira, biojóias bens e recursos imensuráveis. Florestas ainda podem prestar serviços indiretos como a fixação de carbono atmosférico, purificação do ar e polinização de nossos cultivos (que é feito por abelhas nativas). Também possui papel no bem-estar da humanidade atuando como um promotor de lazer e saúde com atividades ao ar livre.

            Com o intuito de proteger remanescentes regionais da Floresta Estacional Decidual, foi criado o Parque Estadual Fritz Plaumann, por meio Decreto Estadual (nº797, de 24 de setembro de 2003), gerido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina – IMA em parceria com a Ecopef. O Parque, representa um refúgio de cerca de 740 hectares para a fauna de vida livre e flora centenária desta conformação. Ainda através de seu sistema de trilhas permite que os visitantes contemplem uma amostra representativa da formação florestal floresta.

Assim sendo, é importante que dias como este, sirvam-nos para reforçar a importância ambiental, econômica e social da conservação de nossas florestas e matas, riachos, córregos e rios, que embora possam ser geograficamente distanciados de nossas cidades, mas ainda assim afetam nossas vidas cotidianas de maneira direta, também que possa servir de gatilho para atitudes que visam mudar o mundo para melhor e despertar o senso comum para fazer de todos os dias um 17 de Julho.

Colabore conosco, apoie uma ação ou projeto desenvolvido no Parque Estadual Fritz Plaumann, informações através do contato@parquefritzplaumann.org.br.   



Comentários