...

   Parceiros



A FATMA é o órgão ambiental da esfera estadual do Governo de Santa Catarina. Criada em 1975 com a missão de garantir a preservação dos recursos naturais do estado, atua com uma sede administrativa na capital, Florianópolis.

A FATMA administra as Unidades de Conservação Estaduais. O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma das Unidades administradas pela Fundação, a qual disponibiliza recursos através de projetos via Câmara Técnica de Compensação Ambiental, para subsidiar parte dos trabalhos realizados pela ECOPEF na cogestão desta Unidade de Conservação.





Parceira da ECOPEF desde o ano de 2008 está constantemente envolvida em projetos de educação e conscientização ambiental junto à Unidade de Conservação. Destaque para participação dos alunos “Guias Mirins” nos eventos comemorativos aos Aniversários do PAEFP e viagens de estudos (ambos realizados anualmente) e o Projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro”. Estas atividades são coordenadas pelos técnicos da ECOPEF envolvendo alunos e professores da Escola.





Criada em 2006 a associação dos vizinhos do Parque Estadual Fritz Plaumann - AVIPE, é composta por moradores residentes nas comunidades de Sede Brum, Linha Laudelino e Porto Brum, localizadas na Zona de Amortecimento do PAEFP. Integra o Conselho Consultivo do Parque e atua como instituição participativa em ações realizadas pela ECOPEF no entorno da Unidade de Conservação, ao qual se destacam as edições dos Aniversários do PAEFP e o projeto “Restauração e conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro”.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque, a Embrapa Suínos e Aves é mobilizadora e articuladora de projetos realizados na Zona de Amortecimento, fomentando discussões e proposições para o desenvolvimento das comunidades rurais envolvidas, através de projetos como TSGA e Filó. Teve contribuição na efetivação das atividades inseridas na programação dos aniversários do PAEFP.





O Projeto “Agricultura Familiar e Meio Ambiente no Território do Alto Uruguai Catarinense – Projeto Filó” foi coordenado pela Embrapa Suínos e Aves, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia - IFC, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri e Equipe Co-gestora do Parque Fritz Plaumann – ECOPEF, instituições âncoras do projeto, contou ainda com a colaboração de diversas instituições de reconhecida importância.  O projeto viabilizou a reflexão e construção do conhecimento de forma participativa, consolidando o desenvolvimento rural e meio ambiente, com destaque através da criação de uma rede regional formada por entidades públicas, privadas e do terceiro setor. Teve grande participação na realização do 5º e 6º Aniversário do PAEFP.





O Centro de Divulgação Ambiental da UHE Itá - CDA, intituição parceira da ECOPEF na realização de vários projetos e ações, a exemplo do curso de identificação de espécies arbóreas realizado em 2013, projeto “Restauração e Conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro”, através da viabilização de mudas de espécies arbóreas e apoio na realização da 1º e 2º edição do Aniversário do PAEFP.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann, constantemente apoia a ECOPEF na realização de projetos de interesse educacional, a exemplo de oficinas de capacitações a alunos e professores durante a programação das várias edições dos aniversários do Parque. Viabilizou a composteira no centro de visitantes do Parque e contribui com a divulgação dos projetos e ações desenvolvidas.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque, apoiou várias edições de comemoração do Aniversário da Unidade de Conservação. A ECOPEF e a UnC Concórdia possuem convênio firmado para que acadêmicos desenvolvam seus respectivos trabalhos de conclusão de curso ou estágio curricular na UC.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque, promove e realiza cursos e oficinas socioambientais destinadas a agricultores da região, inclusive no entorno da Unidade de Conservação. Participou das atividades programadas nos eventos comemorativos ao aniversário do Parque em várias edições. Instituição responsável pela coordenação da mostra e venda de produtos da agricultura familiar da Zona de Amortecimento, atividade realizada concomitante aos aniversários da UC.





Instituição coordenadora do projeto “Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann e Fortalecimento dos seus Mecanismos de Gestão”. Obtém destaque também no apoio do 6º Aniversário do Parque Estadual Fritz Plaumann.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann, ocupando o cargo de vice-presidência. Realiza a divulgação do Parque em feiras e eventos midiáticos, a níveis regionais, interestaduais e até internacionais.





Uma das instituições apoiadoras do projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro”. Realização de oficina e participação em atividades programadas no 6º Aniversário do Parque.





Ganha ênfase na realização do Projeto “Invasão de Hovenia dulcis Thunb. (Rhamnaceae) nas Florestas do Rio Uruguai (SC): aspectos ecológicos das comunidades vegetais e diretrizes para o manejo” executado na área do Parque Estadual Fritz Plaumann, sendo a ECOPEF uma das instituições parceiras.





O Projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica esteve em Concórdia no ano de 2013. A ECOPEF foi convidada a representar o Parque Estadual Fritz Plaumann e ministrar uma palestra a alunos da rede municipal de ensino com o tema “A Mata Atlântica do Parque Estadual Fritz Plaumann”.





Projeto realizado pela UFSC, EPAGRI e EMBRAPA entre os anos de 2007 a 2009 realizou importantes capacitações na região as quais a ECOPEF participou. No ano de 2013 o projeto retomou com a segunda fase e tem suas atividades planejadas até o ano de 2015 prevendo ações de intervenção e de capacitação no Parque Estadual Fritz Plaumann e no seu entorno. O projeto é viabilizado financeiramente pela Petrobrás Ambiental.





Instituição responsável pelo projeto “Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação (UCs) Federais e Estaduais – Oeste de SC e Centro-Sul do PR”. As ações de capacitação e educação ambiental envolveram gestores, conselhos consultivos e comunidades da Zona de Amortecimento, incluindo o Parque Estadual Fritz Plaumann.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann. Prestou apoio na realização da 5º edição do Aniversário da Unidade de Conservação.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann, promove o evento SESC Arte Vida Verde, no qual a ECOPEF e FATMA são instituições parceiras, divulgando o Parque e projetos de educação ambiental desenvolvidos na UC e no entorno.





Instituição integrante do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann, disponibilizou parte das mudas de espécies arbóreas utilizadas na realização do projeto “Restauração e conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro”.





Ministrou para a equipe técnica da ECOPEF cursos de primeiros socorros. Ainda, durante a programação do 5º aniversário do Parque proferiu o curso “primeiros socorros e procedimentos emergenciais em Unidades de Conservação” destinado ao público acadêmico.