...

   Projeto


19/09/2013

   Projeto de Revisão do Plano de Manejo do Parque


O projeto "Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann e fortalecimento dos seus mecanismos de gestão" aprovado pela chamada 01/2011 do 1º Edital do TFCA – Tropical Forests Conservation Act, do Funbio foi iniciado em janeiro de 2012 com duração até os meses finais de 2013.

Com o foco principal em contribuir para a consecução dos objetivos de criação e manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann, através da revisão do seu Plano de Manejo e fortalecimento dos seus mecanismos de gestão, este projeto é coordenado pela Caipora - Cooperativa para Conservação da Natureza e recebe o apoio da FATMA, Tractebel Energia e ECOPEF.

O projeto prevê 4 objetivos específicos. O primeiro buscou mapear e integrar ao Projeto os principais atores com interesse histórico e atual no Parque e analisar o grau de efetividade da primeira versão do Plano de Manejo da UC com as suas instâncias de gestão e cooperação. O segundo objetivo atualizou e complementou os conhecimentos sobre o Parque e sua Zona de Amortecimento, frente aos estudos, pesquisas científicas e trabalhos técnicos já desenvolvidos. Como subsídio deste segundo objetivo, o terceiro foi elaborar a reavaliação e o replanejamento estratégicos e participativos do Parque e de sua Zona de Amortecimento, para o fortalecimento e consolidação dos seus mecanismos de gestão. Por fim, o quarto e último objetivo específico capacitou as instâncias de gestão e cooperação do Parque para adequada implementação e monitoramento do Plano de Manejo Fase II além de divulgar os resultados parciais e finais do Projeto para a sociedade local e regional.