...

   Projeto


12/04/2014

   5º Aniversário de visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann - 2012


O evento “5º Aniversário de Visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann” contou com uma programação diferenciada, que se estendeu do dia 06 a 11 de novembro de 2012 e envolveu inúmeras instituições no decorrer das atividades.

Além da participação de todos os técnicos da ECOPEF na coordenação e execução, foi necessária a participação de profissionais de outras instituições para a consecução das atividades.

No dia 06/11 foi realizada a abertura oficial do evento, no auditório da UnC – Campus Concórdia, e na sequencia palestra sobre Unidades de Conservação.

Na quarta-feira, no auditório do PAEFP ocorreu o lançamento de Projeto Sócio Ambientais, com a participação da comunidade local e de autoridades regionais.

A Oficina de Educação Ambiental “Cores da Terra” – aconteceu na quinta-feira e contou com a participação de alunos de duas escolas que na oportunidade conheceram o Parque e também participaram das práticas educacionais.

Ministrado na sexta-feira pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, o curso de Primeiros Socorros e Procedimentos emergenciais em Unidades de Conservação aconteceu nas dependências do PAEFP, direcionado a técnicos e acadêmicos.

No sábado, membros do Conselho Consultivo do Parque realizaram Caminhada e visita a propriedades rurais do entorno, com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho dos moradores locais. 

No domingo aconteceu a já consolidada visita ao Parque com a temática "5 Anos de História do Parque Estadual Fritz Plaumann",  com os guias mirins atuando nas trilhas do Parque (32 alunos e 10 professores). Paralelamente a visita ao Parque, foi realizada a II mostra de Produtos Coloniais na Escola Francisco Bagatini, e o almoço no centro comunitário de Sede Brum. Ainda,  no auditório do centro de visitantes do Parque foi exposto ao público uma mostra fotográfica de autoria do Sr. Roberto Colaço. Esta mostra intitulada "desarmonias" evidencia os principais contrastes e problemas ambientais vivenciados pelo autor durante suas viagens pela América do Sul nos anos de 2006 a 2012.

Todas as atividades do evento comemorativo do 5º Aniversário de Visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann reuniram mais de 1000 visitantes. Além da coordenação da ECOPEF em parceria com a FATMA o evento contou com o patrocínio do Consórcio Itá, Sicoob Crediauc e Unimed Concórdia. Participaram das atividades o Projeto Filó, Conselho Consultivo do PAEFP, SER Juventude de Sede Brum, e a co-realização se deu através da Escola Francisco Bagatini, Embrapa, Consórcio Lambari, AVIPE, Epagri e Bombeiros Voluntários de Concórdia.