...

   Projeto


10/08/2014

   3ยช Viagem de Estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann


Com o objetivo de promover a educação ambiental continuada e sensibilização o projeto “3ª Viagem de Estudo: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann” premiou os 32 alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini que na data da comemoração do 3º ano de visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann (21/11/2010) desempenharam o papel de Guias Mirins nas trilhas da Unidade de Conservação.

A viagem foi realizada entre os dias 01 a 03 de junho de 2011, tendo como roteiro cidades do Paraná (Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Curitiba). Participaram desta atividade alunos e professoras da Escola, além de 02 técnicos da ECOPEF na coordenação. Este projeto foi patrocinado de forma integral pela Tractebel Energia GDF Suez, apresentado a gerencia da Usina Hidrelétrica Itá. A viagem iniciou no 01 de junho de 2011 partindo de Concórdia/SC com destino a Pontal Paraná/PR, neste primeiro local de destino foi visitada a Ilha do Mel, a qual é constituída de aproximados 95% de sua superfície (do total de 2.700ha) por uma estação ecológica, englobando ecossistemas de manguezais, restingas e brejos litorâneos, pertence a cidade de Paranaguá. No inicio da tarde do mesmo dia o grupo chegou a Morretes/PR, de onde embarcou em um trem com destino a Curitiba/PR, chegando a capital paranaense o grupo pernoitou em hotel previamente reservado.

No dia 02,o grupo seguiu o passeio de forma guiada para alguns pontos turísticos de Curitiba (jardim botânico e opera de arame). Na sequencia os alunos conheceram a Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE – a qual é uma Organização Não governamental pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente.

Na parte da tarde, como atividade de encerramento foi visitado o Parque Iguaçú/Zoológico, e ao término o grupo retornou a Concórdia, chegando no dia 03/06 ao seu destino final.

O projeto "3ª Viagem de Estudo: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann" foi elaborado e coordenado pela ECOPEF, com a participação da Escola E.F.Francisco Bagatini e aporte financeiro da empresa Tractebel Energia GDF Suez. Fotos do projeto disponível em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.637335853040821.1073741833.284701331637610&type=1