...

   Projeto


10/08/2014

   4ยช Viagem de Estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann


 A “4ª Viagem de Estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann” coordenado pela ECOPEF foi realizada entre os dias 03 a 05 de outubro de 2012, tendo como roteiro municípios do estado de Santa Catarina (Piratuba) e Rio Grande do Sul (Machadinho, Barracão e Passo Fundo). Participaram desta atividade alunos e professoras da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini (localizada no entorno do Parque) e técnicos da ECOPEF. Este projeto foi patrocinado de forma integral pela Tractebel Energia GDF Suez, apresentado a gerencia da Usina Hidrelétrica Itá.

Através da parceria firmada com a Escola Francisco Bagatini, foram selecionadas no ano de 2011, 33 crianças de quinto a oitavo ano para participarem das atividades comemorativas do 4o Aniversário do Parque, atuando na Unidade de Conservação como “Guias Mirins”. Como desdobramento deste projeto realizou-se a 4ª Viagem de estudos.

O roteiro escolhido contemplou atividades de cunho educacional, ambiental e social, e o grupo participante foi composto por 25 alunos de quinto ao oitavo ano (de 2011), 02 professoras, diretora escolar e 02 técnicos da ECOPEF.

No dia 03 em Piratuba – SC, os alunos conheceram o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável - CRDS e a Escola Sócio Ambiental, iniciativa municipal que trabalha prioritariamente com crianças de baixa renda, desenvolvendo trabalhos paralelos que contribuem para a formação e inclusão social das crianças.

Seguindo a programação da viagem de estudos, no município de Machadinho/RS, foi realizado almoço e visita na Propriedade Rural do Sr. Martinho Polo, aonde o mesmo trabalha com trilhas em meio a mata e sensibilização ambiental, atividade com potencial de replicação na realidade dos alunos.

Na manhã do dia seguinte (04/10/12) os guias mirins seguiram rumo ao Parque Estadual do Espigão Alto, localizado no município de Barracão/RS. Na oportunidade o grupo foi recepcionado por técnicos da ONG SELVA e Guardas Parque, que desenvolveram conjuntamente a atividade interpretativa nas trilhas da UC.

Já no município de Passo Fundo/RS, foi visitado o Criadouro Conservacionista de primatas e aves a PRIMAVES, administrada por organização não governamental, a CONVIDAS, a qual através de parcerias financeiras e institucionais mantém o Criadouro em pleno funcionamento desde 2004, na oportunidade o biólogo responsável do local acompanhou e explanou durante a visita.

No dia 05, após o café da manhã realizado no hotel, o grupo seguiu para a UPF- Universidade de Passo Fundo, sendo dois atrativos visitados no local, o Museu de Zoologia e o Zoológico, ambos localizados internamente ao campus e coordenados por técnicos da Universidade. Finalizada a visita, houve o retorno até Sede Brum, Concórdia –SC, no dia 05 de outubro de 2012. Fotos do projeto disponível em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.637457033028703.1073741834.284701331637610&type=3