...

   Projeto


10/08/2014

   5ยช Viagem de Estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann


O projeto “5ª Viagem de Estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann” executado pela ECOPEF - Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann, apresentado e apoiado financeiramente através da Gerência da Usina Hidrelétrica Itá pela Tractebel Energia GDF Suez, foi realizado no dia 27 de novembro de 2013 e teve como roteiro, atrativos turísticos e ambientais do município de Itá, Santa Catarina.

Participaram desta atividade 26 alunos, 03 professores da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini os quais se envolveram anteriormente nas atividades referentes ao 5º Aniversário de Visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann, realizado no mês de novembro de 2012.

Toda a programação foi elaborada com o objetivo de apresentar aos alunos iniciativas regionais ligadas as questões ambientais, históricas e culturais, buscando integrar a realidade local e o conhecimento social através da valorização regional. Ainda oportunizando atividades de lazer favorecendo a receptividade para o aprendizado, por parte dos guias mirins.

Foi elaborado um roteiro técnico para os alunos, fazendo com que os guias interagissem na busca de informações sobre as características de cada local visitado.

O primeiro atrativo foi o Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá – CDA Itá, criado e mantido pelo Consórcio Itá. Através da explanação dos técnicos locais, os guias mirins conheceram os detalhes dos projetos desenvolvidos pela instituição nas escolas de abrangência do Reservatório da UHE Itá.

Outro atrativo visitado, em companhia dos técnicos do CDA foi o Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá, onde o grupo conheceu os trabalhos desenvolvidos para a produção de espécies de plantas nativas, utilizadas nos programas de recuperação da faixa ciliar do reservatório e trabalhos de educação ambiental, ainda no local, o grupo foi conduzido a trilha interpretativa do “Serelepe”.

Seguindo a programação da viagem de estudos os guias mirins seguiram para a visita técnica/educacional ao Zoo Park – Zoobotânico de Itá, local que possui trilhas e abriga em seus recintos e lagoas mais de 70 espécies de aves.

Ao término das atividades educativas e interativas, o grupo seguiu para o Parque Aquático Thermas Itá, onde foi proporcionado aos envolvidos no projeto, atividade de lazer através do complexo aquático existente no local. Ao final da tarde foi servida janta e na sequencia o grupo retornou a Concórdia – SC. Fotos do projeto disponível em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.639289716178768.1073741835.284701331637610&type=3