...

   Projeto


11/10/2014

   Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro - Ano 2014


O projeto "Monitoramento da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro" está em execução deste o mês de janeiro de 2014 e tem seu término previsto para dezembro de 2014, coordenado e desenvolvido pela ECOPEF conta com o apoio e aporte de recursos do Ministério Público Federal e Promotoria Publica de Santa Catarina via termo de ajuste de conduta.

O objetivo central do projeto é o monitoramento da qualidade da água envolvendo os alunos do entorno do Parque, da Escola Francisco Bagatini, avaliando as condições do principal córrego do Parque Estadual Fritz Plaumann e Zona de Amortecimento, o Lajeado Cruzeiro. Estão sendo realizadas coletas e análises em 04 pontos distintos: (1) nascente, (2) área central da comunidade de Sede Brum, (3) divisa do Parque com a comunidade e (4) sua foz, a montante da área alagada do Rio dos Queimados.

A metodologia utilizada no decorrer dos 12 meses se dará por meio do monitoramento mensal da qualidade da água, através da coleta de amostras para análises laboratoriais e utilização do Ecokit. Estas últimas análises serão executadas pela equipe técnica da ECOPEF envolvendo também os alunos da 7ª série de duas escolas, a Escola Francisco Bagatini de Sede Brum e outra escola do Município de Itá, promovendo dessa forma a educação e conscientização ambiental entre alunos e comunidade.

Além do monitoramento da água, o projeto contemplou a aquisição de uma estação meteorológica digital, instalada na sede do Parque Estadual Fritz Plaumann, em funcionamento desde o mês de janeiro de 2014, bem como a viabilização de duas unidades do Ecokit e o custeio das análises laboratoriais.